terça-feira, junho 13, 2006

Copa do Mundo; Vai rolar!


Z. entrou com a camisola da selecção brasileira. Sapatilhas verdes ofuscantes. Casaco de malha verde e amarelo. "É Brasiuuuuu...", anunciou ele à entrada da porta velha enferrujada. E hoje o entusiasmo exalta-se (será mesmo possível o pleonasmo?). Às 14h30 as empresas param. Às 15h, o quiosque do "seu Santos" desce as janelas de aço para encobrir uma caixa de metal encerrada aos olhos de quem passa, bem ali no Itaim. E será que alguém vai passar, àquela hora sagrada? Na altura em que a cidade se transforma num templo "ecuménico" de futebol multicolor.
O moço de pele escura vende bandeiras no semáforo. Tecidos A4 esvoaçantes amontoam-se na mão. Tarde demais! Os carros que passam ostentam bandeiras bem maiores. Bem mais vistosas! Não há compras de última hora nos semáforos. Só na esquina aqui do lado. As "Lojas Americanas" são hoje, uma espécie de feira, sem regateio. O cenário: dezenas de pessoas saem com sacos nas mãos. Lá dentro avista-se duas cores preponderantes: verde e amarelo. Está claro!
Às 15h a Pinacoteca do Estado fecha. "Não há visitas depois dessa hora. É por causa da copa", explica, a rir". O sentimento espalha-se por outros locais públicos. Mais tarde sabemos que as sessões de cinema só acontecem depois das 18h. O atendimento ao público, nos bancos, encerrou. (Fecharam ao meio-dia). É a capital económica da América Latina a meio gás pela Copa do Mundo. Só os taxistas estão hoje rezingões. "Falta clientes. Pára tudo. E lá se vai o negócio", há quem o diga ressabiado.
Há já, a esta hora (13h10), 55 km de engarrafamento na cidade. E ainda faltam 3 horas. Corrida para a TV, telões, imagem do grande jogo!!!!
Mais: a publicidade é a agressão mais forte da mensagem do Mundial. Nada escapa. "Este outdoor torce pelo Brasil". Depois, há também um sentimento de exacerbada certeza na vitória. Vedetismo. E há, igualmente, os mais recatados. Cautos nos comentários. Certo ou não é que o Brasil está em festa! Em contagem decrescente para a grande estreia. É a copa do mundo. E vai rolar!

1 comentário:

João…zinho!! disse...

E' a festa! E todos os Portugueses vao torcer pelo "Pais-irmao".
Bjos dos States,