quinta-feira, abril 03, 2008

Sobremesa Sebo.rosa!

Leram bem! É mesmo assim: sobremesa se.bo.ro.sa! Há dias assim. Grandes! Acordámos de manhãzinha, apanhámos o autocarro e ainda temos a sorte de sentar ao lado da janela. E se os deuses estiverem em festa, talvez o sol entre, ainda, nesse momento, por ela! Agarrámos um livro e temos sessão garantida até ao destino final! Isto se, por um acaso das trepidações dos feitios, não tivermos alguma história curiosa para registar! (E agora deu-me para registar essas histórias todas! Mais vale tarde que nunca, diz o folclore nacional). Ok! Este foi o pequeno-almoço. O almoço veio servido com um email da Ana e da Guida, directamente, de Londres, num desespero virtualmente faminto [como eu vos entendo miúdas: ando assim na senda das "Cidades Invisíveis" de Italo Calvino]por uma edição do Sartre, "Os dados estão lançados", Editorial Presença. Parece que só encontraram aqui no Brasil, numa editora de Curitiba. Accionaram o alarme e eu parti para a sobremesa: fiquem tranquilas que vou "fuçar", também, o alfarrabista (sebo, no Brasil) aqui do lado, garanti! Até mandei email para eles, os "sebosos"! Até porque, um alfarrabista que tem o nome de "Devolvam o Neruda", certamente, acha fácil, fácil um Sartre! Engano primário: mas tudo bem! Porque a minha sobremesa foi recheada de Mário de Andrade, Lya Luft, Nelson Motta, Nelson Rodrigues, Rachel Queiroz...e outros vultos das palavras que fizeram das minhas: pequeninas! Prateleira a prateleira! Reticências, e mais reticências para mim...Depois, a Guida mandou outro email em jeito de café tardio, mas com uns grãozinhos de açúcar mascavado: "Obrigada, miúda! Mas, ´os dados´ de Jean-Paul já vêm a caminho. Conseguimos!"
Com esta brincadeira há duas coisas que me enchem a alma: primeiro - parece que vamos inaugurar um ritual de troca de livros[Falta a Ana dizer o sim] cruzando o Atlântico, para já; segundo - depois destas refeições literárias, estou curiosa para saber como vai ser o meu jantar! É que hoje tenho curso de vinhos!

Sem comentários: