sexta-feira, março 19, 2010

Lilic Putz



O e-mail dela está seco, enxuto. Parece quase que a esponja silenciosa do delete passou pelo quadro azul claro do ecrã do computador. Está viciada. F5, F5, F5. Lilic Putz não consegue parar de apertar aquela tecla silenciosa noutras funções e tão viciante na arte de nos pôr de novo a máquina actualizada.

“Pena que não tenhamos uma igual na vida, no corpo, no pensamento, nos amores”, resmungava.

F5: actualizar. Vivia uma ansiedade aflitiva para actualizar a máquina que o ecrã já mostrava como “updated”. “Updated” Lilic, “Updated”, Lilic. Será que não percebes que já actualizaste há um minuto. Um minuto, Lilic. Putz, mais uma vez. Vai. Abriu a página.

Username: lilicputz@mail.com; password putz 03445. Loading. Loading. Loading. F5: porque demora demasiado para a ansiedade de Lilic. Mulher moderna: e-mail no telemóvel, que é agenda, carteira, ipod, televisão, máquina fotográfica, de filmar: a vida à distância de um toque do polegar ao indicador e muita gordura no ecrã - Polegar.

Carregar. Loading. Vai Lilic mais uma vez: esquizofrenia paralela à vida: F5, F5, F5. Caixa de entrada. Ver e-mails. O mundo pode ser um contentor virtual de lixo electrónico. O lixo pode tomar conta da nossa vida. Um spam. Dois spams. Vários Spams e e-mails inacabados (Rascunhos, gatafunhos virtuais, saliências, reentrâncias sensoriais: F5). Oh Lilic. Tanta gente a gostar de ti. Tanta gente a mandar-te e-mails em dias comuns e hoje está vazio. E quando encheria depois: nada que importe realmente. E se isso te alimentasse o ego, Lilic, estavas inflada até não aguentar mais o “efe” cinco.

A vida frugal, à tona. Lilic é isso, Lilic.

Sempre soube que Lilic, um dia, poderia entrar em colapso. Curto-Circuito. É difícil perceber, afinal, por que ainda não entrou. O telefone toca. Mais um cliente. Um almoço. Reuniões. Apresentações. Mails, Mails, Mails. "Ah: Correio electrónico queres tu dizer Lilic". A agenda cheia: o polegar com gordura. As impressões digitais no ecrã. Desliza sobre ele Putz, Lilic. Polegar. Polegar.

“Concentra-se, vá. Agora podes entreter-te com o que tens ali à tua frente”. Lilic dizia para si em tom ameno. Ela nunca tinha tom ameno para os outros. Das poucas vezes que estava connosco, Lilic era frenética, eléctrica, acelerada. Aquela respiração. Cigarro, mais cigarro. Mais Cigarro, Mais Cigarro. Ai o stress, Lilic. Tantas palavras novas na tua vida. Quando ainda agarravas as bonecas pensavas que um dia irias brincar ao F5? Seria nome de robot. Ou corrida de carros. Outra fórmula mais avançada, ou menor. Sim, um racing menor. Bem menor do que aquele que fazes no dia-a-dia, Lilic. De um lado para o outro como se fosse o último “lap” (blahhh: vrrum). 

Assim não vais durar muito Lilic. Nada mesmo. Vais-te evaporar bem antes de perceberes que a vida não vale um F5, mas um “control erre” para suspender o avanço. “Delete” algumas coisas. Sobretudo aqueles e-mails, que fazem de ti a pessoa mais famosa do mundo. Vais colocar tudo no Trash, baby?

“ Olá tudo bem, linda
Estou tentando melhorar nossa situação, por favor leia meu recado de amor.”

Spam (Lilic não tem namorado)

“Badoo
Revelino Rocha Souza deixou uma mensagem para você”

Spam (Putz, quem raio é este gajo?)

“Polícia de Segurança Pública
Procedimento Investigatório, Favor comparecer”

Spam (Não abras Lilic, a PSP está mais atarefada a brincar aos polícias e ladrões e a disparar armas em primeiras missões)

“Letícia Araújo quer oferecer-te três prémios”

Spam (facto: não conheces nenhuma Letícia Araújo e, depois, por que razão haveria ela de oferecer-te três prémios?)

“Carlinha
Oi Coração”

Spam (“Carlinha? Oi Coração?”)

“Badoo (“de novo esta porcaria?”)
Raul Alfar deixou uma mensagem para você
Spam

E o Krezebek Silva; e o Daniel Franço; e o Rafael Zebrinha Zebrinha (Zebrinha, ahahhahaah); e o Rivelino Rocha (tu, outra vez?); e Marcio_Bene65 …

Spam. Spam. Spam. Spam. Spam. Spam. Lixo!

“Ei Vanessa, fotinhas novas!” (Nope)
Spam
“Convite pessoal de Cátia Germana”
Spam.
“Pizza Hut, Cadê você”
Spam
“Quero Ser Magra.Com”
Spam
“Informativo Quero Ser Magra número 001345 Apoio Mulher no salto.com.br”
Spam

Vá Lilic, não desanimes. F5.F5.F5. 

“Tudo tão inútil como esvaziar esta caixa de correio electrónico”

Sem comentários: